Quando oferecer premiações corporativas?

Publicado em 31 de agosto de 2023

Presente em diversas empresas, a premiação corporativa é uma ferramenta que pode ser utilizada para reconhecer e premiar os melhores colaboradores do seu negócio. Mas não se engane, prêmio não é salário! Além da remuneração dos colaboradores, a empresa pode incentivar, ocasionalmente, os funcionários por meio de prêmios por desempenho coletivo ou meta alcançada.

No entanto, para que a estratégia faça sentido, é necessário saber em quais momentos ela pode ser utilizada.  Quando premiar os colaboradores para que eles se sintam motivados? Confira a seguir!

A premiação corporativa nada mais é do que um bônus, na forma de dinheiro ou bens, que pode ser oferecido aos funcionários que superam as expectativas da instituição. O incentivo é uma forma de manter os trabalhadores engajados e satisfeitos com suas atividades. Embora possa ser feita de acordo com a preferência da empresa, há momentos mais adequados para a sua utilização, como:

Tempo de empresa. Independente de quanto tempo o colaborador está na empresa, reconhecer e parabenizá-lo é importante para diminuir a rotatividade de funcionários e mostrar como sua presença faz diferença para a companhia. Neste caso, o prêmio pode ser proporcional ao tempo de empresa de cada profissional, ou seja, os valores do prêmio podem aumentar conforme o tempo de empresa.

Datas especiais. Outro momento interessante de se premiar é em datas comemorativas: aniversário do colaborador, fundação da empresa, dia do profissional, natal, páscoa, dia das mães e dos pais, entre outras. Algumas datas podem fazer sentido apenas para um determinado tipo de empresa, então cabe à instituição separá-las de acordo com a missão e valores da companhia. A empresa deve se ater de que todos os colaboradores sejam contemplados de acordo com a comemoração, principalmente no caso de aniversários.

Alto desempenho. Metas são recorrentes em quase todo espaço de trabalho. Nada melhor do que reconhecer o colaborador que se esforça para atingi-la ou que, mesmo sem metas, tem um desempenho excepcional. Premiar por bom desempenho é simples: a empresa estipula um objetivo e reconhece quem superá-lo. A vantagem desse benefício é manter a equipe sempre engajada com os propósitos da companhia.

Formação acadêmica. Toda empresa deseja que seu quadro de colaboradores seja feito por profissionais qualificados. Neste caso, mais do que um estímulo para o funcionário se especializar, a empresa que premia sai na frente por reconhecer a dedicação e as vantagens que o profissional capacitado traz para a sua área de atuação. Assim, as premiações corporativas motivam a equipe a continuar se desenvolvendo e também demonstram cuidado com o colaborador!

Não há uma data certa para premiar, assim como não há um prêmio certo para cada comemoração. Todavia, há diversas maneiras de oferecer as premiações corporativas:

• Plataforma de pontos
  • Day off
  • Viagens ou experiências
  • Vouchers
  • Gift Cards
  • Cartões de premiação

Reconhecer é valorizar e toda forma de premiação é válida! Mas lembre-se: a melhor premiação corporativa é dar ao colaborador a liberdade de fazer o que quiser com o prêmio. Apostar na plataforma de pontos é a melhor escolha para a empresa que deseja aumentar sua produtividade e reconhecer o colaborador respeitando a individualidade. O melhor em premiação corporativa você encontra no Club Pontos!