Equipe desmotivada: como ela afeta sua empresa?

Publicado em 24 de agosto de 2023

Trabalhar numa empresa cujos propósitos e valores não estão alinhados com a visão do colaborador pode ser um verdadeiro desafio para o funcionário. Quando isso ocorre, é comum que o profissional se sinta desmotivado, afetando a produtividade e os rendimentos da companhia.

Quando se fala em gestão de pessoas, manter os profissionais engajados é um indicativo de sucesso para a empresa, isso porque colaboradores motivados apresentam melhores resultados e têm mais oportunidade de crescimento. Já os profissionais desmotivados tendem a ser mais negativos no ambiente de trabalho, não têm interesse em alcançar as metas e costumam ser mais infelizes. Esse tipo de comportamento afeta os demais funcionários e é extremamente prejudicial para a companhia, que sente o impacto em seus lucros.

É importante ficar atento aos principais motivos para evitar problemas com absenteísmo, baixa performance e turnover. Algumas vezes, a falta de motivação pode estar relacionado a problemas internos da organização e identificá-los já é um avanço para reverter essa situação. Mas como reconhecer os sinais de um profissional desmotivado?

Identificar um funcionário desmotivado pode ser complicado porque nem sempre a insatisfação é feita verbalmente. Ou seja, líderes e gestores devem se atentar aos sinais comportamentais e dar o diagnóstico. Os sinais a serem observados são:

• Atrasos frequentes na entrega de tarefas
  • Absenteísmo e atrasos
  • Mudanças de humor com os colegas
  • Ausência de foco no trabalho
  • Críticas e reclamações sobre o trabalho

Antes de procurar soluções que alterem esses tipos de comportamento, é preciso saber o que os provoca. Afinal, o que gera esse sentimento de insatisfação?

• Problemas de comunicação
  • Falta de projeção na carreira
  • Falta de reconhecimento

Agora que você já sabe como um colaborador motivado se sente e as principais causas do comportamento, vamos à solução!

A comunicação é a chave para compreender a insatisfação do colaborador. Por isso, é necessário delinear um espaço seguro e genuíno de comunicação entre gestores e profissionais. É importante que o gestor tenha sensibilidade para perceber quando algo está afetando negativamente o desempenho da equipe, desenvolvendo mecanismos para ajudá-la. O clima organizacional da empresa também pode impactar no rendimento dos colaboradores, assim, o colaborador deve se identificar com os valores da companhia.

A prática dos feedbacks é fundamental para manter os profissionais sempre engajados. Por meio dele é possível construir um clima organizacional saudável que promova mais motivação para os profissionais. Outro estímulo que torna os profissionais engajados é o incentivo, que pode ser de qualquer natureza, como motivar a equipe a sair da zona de conforto, buscar se aprimorar em sua área por meio de cursos, treinamentos entre outras formas.

O incentivo no ambiente de trabalho gera mais integração entre equipes, mais comprometimento com as tarefas e melhor desempenho na execução. A estratégia pode otimizar o trabalho de toda a empresa, ainda mais se houver premiação por bom desempenho. Reconhecer e premiar os colaboradores com certeza irá gerar mais engajamento e motivação, aumentando a retenção de talentos e a produtividade da equipe.

Para premiar, você pode recorrer a vouchers, experiências, gift cards, cartões de premiação e plataforma de pontos. O importante é reconhecer a importância do trabalho do profissional para a empresa e oferecer liberdade para que ele use o prêmio como quiser. Com o incentivo certo, seus colaboradores trabalharão com muito mais ânimo e os resultados para o seu negócio serão sempre positivos.