Geração Z: como motivá-los?

Publicado em 10 de agosto de 2023

Nascidos entre 1990 e 2010, a geração Z já possui alguns membros inseridos no mercado de trabalho. E, assim como as gerações anteriores, os zoomers apresentam comportamentos e demandas pessoais que se estendem até o ambiente de trabalho.

A geração que acompanhou de perto o desenvolvimento de tecnologias essenciais em nosso cotidiano possui mais compreensão e domínio sobre sua utilização. Com tamanha facilidade para tecnologia, a geração Z é mais antenada para novidades, desenvolvem ideias com mais facilidade e são multitarefas.

Diferente de seus antecessores, a geração Z não tem como único objetivo ganhar dinheiro. Para os colaboradores mais jovens, é importante unir bem-estar profissional com satisfação pessoal, ou seja, eles desejam realizar atividades que realmente gostam e têm necessidade de serem reconhecidos por isso. O sucesso da carreira deve estar atrelado à qualidade de vida e não há espaço para estagnação.

Por serem profissionais dinâmicos, curiosos e criativos, fica a pergunta: como as empresas podem motivar a geração Z? Confira as dicas a seguir!

Autonomia. Confiantes em seu trabalho, a geração Z procura por empregos que ofereçam, além do salário, autonomia para executarem o trabalho de acordo com seu próprio ritmo. Com as novas gerações se introduzindo no mercado de trabalho, é cada vez mais comum que as hierarquias se tornem horizontalizadas.

Flexibilidade. Neste quesito, novas e velhas gerações concordam que um trabalho mais flexível garante mais autonomia e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. O conceito do “trabalhador workaholic” não faz parte do cotidiano da geração Z.

Feedbacks. Os feedbacks são importantes para a nova geração por indicar erros e acertos no ambiente de trabalho. Por serem iniciantes no mundo corporativo, é comum haver insegurança com a tarefa executada, assim, os feedbacks permitem que os zoomers tenham mais confiança em seu trabalho.

Incentivo. Ainda que incentivar seja importante para todas as gerações, a Z em especial precisa, e gosta, de estímulos. Estipular metas é importante para motivar os jovens colaboradores e, se quando a meta for atingida eles ganharem uma premiação, com certeza se sentirão valorizados.

Para a geração Z, o salário não é o maior atrativo num emprego. Para eles, o que realmente importa é poder ter satisfação profissional junto com uma vida equilibrada. Desprendimento, liberdade e autonomia são pautas sérias em suas vidas. Então, na hora de premiar e valorizar os colaboradores Z Gen da sua empresa, nada melhor do que dar a eles a possibilidade de escolherem o que quiserem!

O Club Pontos é a maior plataforma de marketplace do Brasil, com milhões de produtos disponíveis e serviços exclusivos. Intuitiva, prática e segura, totalmente personalizável e perfeita para premiar os maiores talentos da sua empresa, de todas as gerações. Comece a usá-la agora mesmo e torne sua campanha de incentivo um verdadeiro sucesso!