Campanhas de incentivo de sucesso para se inspirar

Publicado em 27 de julho de 2023

Campanhas de incentivo estão presentes (ou deveriam estar) em todas as companhias, independente do tamanho e do segmento. Quando aplicada corretamente, a campanha é uma ferramenta eficiente para reconhecer e motivar colaboradores.

Esse conjunto de práticas do endomarketing tem por objetivo melhorar a imagem da empresa entre os funcionários, proporcionando ao time mais engajamento, pró-atividade, produtividade e realização profissional. Pilares centrais dentro de toda instituição, colaboradores motivados garantem mais retorno financeiro e lucros.

Separamos alguns exemplos de campanhas de incentivo bem sucedidas dos mais diversos setores para você se inspirar.

Troféu Mulheres Líderes – Carrefour. Em 2015, o Grupo Carrefour lançou a campanha Troféu Mulheres Líderes cuja premiação era levar os colaboradores para a matriz da empresa, em Paris, França. A companhia está presente em mais de dez países e para concorrer ao prêmio cada subsidiária deveria selecionar quatro colaboradores, três mulheres com perfis diferenciados e um homem que atuasse com práticas inclusivas.

No Brasil, foram pré-selecionados mais de 200 funcionários dos mais diversos cargos, no final, os quatro brasileiros escolhidos tiveram a oportunidade de conhecer a matriz da companhia e a capital francesa. O objetivo da campanha era parabenizar pessoas com perfis inovadores, produtivos e comprometidos.

Campanha Cheio de Energia – Duracell. Uma das maiores fabricantes de pilhas alcalinas do mundo, desde sua fundação, em 1940, a empresa se preocupa em reconhecer os representantes de vendas e lojas distribuidoras. Em 2019, para comemorar o Dia das Crianças, a empresa ofereceu aos colaboradores e parceiros prêmios de até R$ 800 em experiências para as lojas que abastecem os estoques com produtos Duracell.

O diferencial dessa campanha de incentivo foi proporcionar experiências aos colaboradores junto com seus filhos. A entrega do prêmio foi on-line, por meio de e-vouchers, garantindo agilidade e reduzindo atrasos na entrega da premiação.

Taça Gol de Placa – Ninho. Essa campanha teve o clássico objetivo de dar prêmios aos vendedores campeões. O tema da campanha eram jogos de futebol e os campeões receberiam vale-presentes e cartões pré-pagos customizados com a identidade visual da campanha, como troféu.

A campanha foi divulgada entre os colaboradores por e-mail marketing, dispensando apresentações, e os gerentes e gestores atuaram como “técnicos”, motivando e estimulando a competição entre os funcionários para conquistar os prêmios.

Campanhas de incentivo são benéficas para todas as empresas e, além de aumentar os lucros, garante motivação, sentimento de pertencimento, integração entre colaboradores e mais satisfação pessoal e profissional. Os exemplos acima mostram que as premiações podem ser diversas: desde viagens, vouchers, cartões de premiação e até mesmo dinheiro. Independente da escolha, as vantagens de implementá-las são as mesmas.

Se você percebeu que o que falta para a sua empresa gerar mais lucros é a campanha de incentivo, saiba que o Club Pontos é o seu maior aliado na hora de premiar os melhores colaboradores. A maior plataforma de pontos do Brasil tem mais de 1 milhão de produtos e serviços exclusivos para os seus profissionais permanecerem sempre engajados. Clique aqui e saiba mais.