Metade do ano já passou e engana-se quem pensa que não há mais necessidade de fazer campanhas de incentivo. É justamente o contrário, no final do ano ótimas oportunidades costumam surgir e é preciso motivação e atenção máxima para que o ritmo e a produtividade da empresa sigam sempre em alta.
Para que isso aconteça, é fundamental que a companhia estimule a equipe com campanhas de incentivo, que nada mais são do que ações criadas pela empresa para motivar e engajar os colaboradores. A motivação é capaz de estimular ainda mais a produção da equipe, aumentando a rentabilidade ao mesmo tempo em que satisfaz profissionalmente o funcionário.
Investir numa campanha de incentivo no segundo semestre é a aposta certa para manter a produtividade da empresa e pode ser aplicada em diversos segmentos, embora seja mais utilizada na indústria, comércios e serviços. Como o Natal é o período mais promissor para as vendas, consumo e produtividade, o início do segundo semestre pode ser utilizado como “aquecimento” para manter o ritmo de vendas até o final do ano.
A duração das campanhas pode variar, podendo ser mensal, bimestral ou semestral. Cabe aos líderes e gestores observarem as principais lacunas da empresa para aplicar a campanha e terminar o ano ultrapassando as metas. A partir daí, é necessário fazer um planejamento para definir as ações que serão utilizadas: resumo com os objetivos da campanha, regulamento da participação, instruções e recompensas.
A maior motivação para o colaborador atingir as metas é a recompensa, afinal, ninguém vai se sentir realmente desafiado sem uma boa premiação. A premiação pode ser definida de acordo com o perfil da equipe ou colaboradores, como vouchers e descontos em estabelecimentos; viagens; produtos eletrônicos, cartões de premiação, e plataforma de pontos.
Seja qual for seu objetivo ou premiação, a campanha de incentivo é essencial para manter os colaboradores sempre engajados e comprometidos com a empresa, elevando a produtividade e aumentando os lucros. O melhor é que ela pode ser utilizada o ano todo e sempre que a empresa necessitar de estímulos a mais!